sexta-feira, setembro 14, 2007

Dia internacional do ovo em pé

Um amigo me mandou essa matéria pra eu dar uma olhada.

confira ai o Dia internacional do ovo em pé.



O que você vai estar fazendo no próximo dia 23 de Setembro ? Milhões de pessoas estarão neste dia comemorando o EQUINÓCIO, o momento que marca nao só a entrada da primavera, como também o Dia do Equilíbrio. Bom, e dai ? Porque se comemora o Dia do Equilíbrio nesta data? Simples. Desde o antigo império chines descobriu-se que nesta data consegue-se a façanha de equilibrar-se OVOS. Voce já tentou equilibrar um OVO??? É muito dificil, não? Mas não neste período do equinócio.

Em 1945 uma edição da revista "LIFE" publicou que toda a populaçao da cidade chinesa de Chunking estava aliviando as tensões da guerra tentando equilibrar ovos no primeiro dia da primavera. O jornalista Walter Rundle, da United Press, decidiu tentar por sí mesmo. O cético jornalista descobriu que era capaz de por de pé vários ovos, e então acabou escrevendo a matéria para a revista. Albert Einstein leu a reportagem e sem experimentar o efeito, afirmou que aquilo não passava de um "truque chinês". Pensava ele que os chinos chacoalhavam os ovos e assim eles se equilibravam.

Mas não é isto que acontece. Nem mesmo o truque de Colombo, que supostamente equilibrou um ovo quebrando levemente seu fundo, é utilizado. A sabedoria chinesa afirma que num periodo de uma hora antes e outra após o equinócio os ovos ficam de pé como em nenhuma outra época do ano. Hoje sabe-se que o evento pode acontecer em qualquer dia do ano, mas o período entre uma semana antes e uma semana após os equinócios, equilibrar ovos é extremamente mais fácil.

Nos EUA já estabeleceu-se até um certo ritual para celebrar o evento cósmico, onde os raios solares incidem de forma perfeitamente perpendicular ao equador do planeta. Lá juntou-se o dia do ovo em pé com a antiga crença pagã da deusa Eastre, divindade da primavera, e que é celebrada no primeiro dia da estação. O ovo tambem é o símbolo da fertilidade e do renascimento. Em 1984 o equinócio de primavera caiu exatamente na hora do almoço, e Donna Hennes, que a catorze anos comemora o evento, equilibrou 360 ovos, um para cada grau simbolico da circunferência, diante de uma multidão estupefata de 5.000 pessoas na praça do World Trade Center, em Nova York.

    P A R T I C I P E V O C Ê T A M B E M ! ! !
    E Q U I L I B R E U M O V O E D E M O N S T R E
    E S T A R E M H A R M O N I A
    C O M O S C I C L O S D O U N I V E R S O.

No ano passado equilibrei mais de uma dúzia de OVOS. E eles permaneceram estóicos por mais de vinte (20) dias, só saindo da posição vertical devido à necessidade de fazer faxina no local.

Os que lerem esta mensagem estão automaticamente convidados, para não dizer "intimados" a participar deste evento cósmico. Não perca a chance de fazer esta proeza "impossível" em outras epocas: POR UM OVO DE PÉ !!!

Instruções abaixo:

    1. Dirija-se a cozinha, supermercado ou granja mais próxima e obtenha um ou mais OVOS. Gelados ou sem gelo, não importa.

    2. Verifique se não há nenhuma saliência na parte bojuda do OVO, que será a parte sobre a qual ele se equilibrará. Se houver, selecione outro.

    3. Escolha o local para realizar a façanha. Não importa o material da superfície. Alias, quanto mais lisa maior será o efeito do fenômeno. O único requisito é que seja plana, e não esteja sujeita a choques ou interferências externas (ventos, esbarrões, empregadas, crianças e outros animais domésticos, etc, etc).

    4. A melhor técnica para equilibrar OVOS é segura-lo na parte mais fina e apoiar a base na mesa. Tente mudar de posição caso não consiga.

    5. Não entre em pânico. A média de tempo para equilibrar-se um OVO, em pessoas com habiliade manual normal, é de dois minutos. Alguns não conseguem equilibrá-lo de forma alguma, outras conseguem em tempo mínimo, quase que intuitivamente. Se não conseguir chame outra pessoa mais calma e depois que ela parar de rir da sua cara, peça a ela que tente.

    6. Obtendo sucesso, junte o maior numero de testemunhas oculares quanto seja possível e, se possivel, perpetue-o com um registro duravel (fotografia, vídeo ou pintura). Faça isto pois, além de você não conseguir fazer de novo tal proeza em outra época, ninguém vai acreditar que você realmente conseguiu.

    7. Após efetivar a experiência, divulgue-a a todas as pessoas que encontrar pela frente. Comunique também a todos o evento e seu sucesso (ou fracasso, se bem que seja raro)!

    Observações:
    1. Não serão considerados ovos colocados com o truque do sal, que consiste em colocar uma pitada de sal sobre a superfície onde será colocado o ovo, facilitando o equilíbrio de forma imperceptível aos observadores.
    2. Fotos de ovos em pé poderao ser mandadas para o endereço delirium@insite.com.br e serão possívelmente colocadas nesta página.

Texto: Protovision (Delirium) e Hermes Trimegisto (M.S.T.), coordenadores para a América Latina das comemorações do "DIA DO OVO EM PÉ". 1990

Nenhum comentário: